IOEB 2023: ALTO SANTO É DESTAQUE NA EDUCAÇÃO
O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.
A partir do Ioeb é possível analisar e comparar como cada munícipio, estado, Distrito Federal, e o país, garante as oportunidades para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem, respondendo aos questionamentos:
Como estão as oportunidades educacionais que cada localidade está ofertando à população que lá vive?
Que territórios estão garantindo melhores oportunidades na educação básica e que territórios precisam de maior esforço?
Critérios usados para a inclusão das variáveis:
Para escolher as variáveis que seriam testadas para compor o Ioeb foram adotados os seguintes critérios aos dados disponíveis:
- Que as fontes sejam oficiais;
- Que tenha uma periodicidade de divulgação habitual de até 2 anos para permitir o cálculo bienal do Ioeb;
- Que haja resultados divulgados ao nível do município já que o índice pretende identificar a qualidade nos municípios, além de estados e Distrito Federal;
- Que as variáveis sejam possíveis indicadores de resultado da educação básica, sejam de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar ou de insumos educacionais, ou seja, fatores determinantes de um bom resultado educacional.
O IOEB, sendo um índice que contempla diferentes indicadores, amplia as possibilidades de realizar esse diagnóstico de forma articulada com diferentes instâncias, além de revelar aspectos e demandas específicos de cada localidade. Neste sentido, o resultado do índice não representa um fim, mas um ponto de partida para que gestores e outras lideranças locais possam traçar planos que aumentem as oportunidades educacionais em suas localidades.