CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 25/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conquista Certificada: Alto Santo Reconhecido pelo Programa Vidas Preservadas

Estamos radiantes em compartilhar uma conquista incrível para nossa comunidade! O município de Alto Santo foi certificado pelo Ministério Público do Estado do Ceará pelo excepcional trabalho na elaboração do Plano Municipal do Programa Vidas Preservadas! Este programa é uma verdadeira demonstração do comprometimento de todas as secretarias municipais, juntamente com o MP, na valorização e preservação da vida em nossa cidade.

Em uma cerimônia emocionante, nossa estimada Articuladora Municipal do Selo Unicef, Kellciane Oliveira, teve a honra de receber o certificado em nome de toda a gestão que faz parte deste projeto transformador. Este reconhecimento não só celebra o trabalho árduo e dedicado de nossa equipe, mas também reforça nosso compromisso contínuo com o bem-estar e a segurança de todos os cidadãos de Alto Santo.

Estamos imensamente orgulhosos de cada pessoa envolvida nesta jornada e agradecemos profundamente pelo seu compromisso inabalável com a construção de uma comunidade mais segura, saudável e acolhedora para todos! Juntos, podemos alcançar grandes feitos e fazer a diferença real na vida das pessoas.

#Saúde 21/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Capacitação em UBV Costal: ACEs de Alto Santo se Unem em Compromisso com a Saúde Pública

No dia 21 de março de 2024, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará organizou uma significativa capacitação em UBV Costal em colaboração com os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) da Regional Litoral Leste. Este evento foi uma oportunidade crucial para os ACEs de Alto Santo se juntarem aos seus colegas da Regional Litoral Leste, participando ativamente de sessões teóricas e práticas. O foco principal foi o aprimoramento das técnicas de combate às arboviroses, demonstrando o compromisso contínuo com a saúde pública e o bem-estar da comunidade cearense.

#Saúde 21/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Iniciativa CATea: Capacitações para Acompanhamento de Crianças com TEA em Alto Santo

Pensando no acompanhamento integrado das crianças com Transtorno do Espectro Autista do município de Alto Santo, o CATea iniciará capacitações contínuas com às equipes da educação e saúde, para orientar sobre as principais demandas e incentivar o desenvolvimento global das crianças e adolescentes com TEA

#Saúde 20/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Compromisso do CATEA: Abraçando a Causa do Autismo com Suporte e Conscientização

O autismo é uma causa que deve ser abraçada por todos! O CATEA e toda a sua equipe, está comprometida em levar o suporte, o acolhimento e a informação para que toda a população se torne consciente da sua importância e torne-se uma aliada nesse processo.

#Saúde 19/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Desafio Eu me amo - Prefeitura Municipal de Alto Santo

Você está pronto para embarcar em uma jornada rumo a uma vida mais saudável e vibrante? A Prefeitura Municipal de Alto Santo tem o prazer de lançar o Desafio Saúde em Alta, um programa inovador projetado para incentivar e apoiar nossos cidadãos na busca por um estilo de vida mais ativo e equilibrado.

Neste desafio, convidamos você a se comprometer com pequenas mudanças diárias que podem ter um impacto duradouro em sua saúde e bem-estar. Ao longo de um período determinado, cada participante será desafiado a seguir um conjunto de regras simples, que serão detalhadas em nosso vídeo explicativo.

Com este desafio, buscamos promover a importância de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, uma alimentação balanceada e a atenção à saúde mental. Acreditamos que, juntos, podemos transformar nossas comunidades em ambientes mais saudáveis e felizes.

Ao participar do Desafio Saúde em Alta, você terá acesso a recursos exclusivos, suporte de nossa equipe e a oportunidade de se conectar com outros participantes, compartilhando experiências e conquistas ao longo do caminho.

Esteja pronto para se desafiar, se superar e se tornar a melhor versão de si mesmo! Junte-se a nós nesta emocionante jornada em direção a uma vida mais saudável e vibrante.

Fique atento ao lançamento do vídeo explicativo, onde todas as regras e detalhes serão revelados. Estamos ansiosos para ver você aceitar e prosperar neste Desafio Saúde em Alta!

Prefeitura Municipal de Alto Santo

Transformando vidas, construindo saúde.

#Saúde 17/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atendimento Prioritário: Vacinação Domiciliar para Pacientes Idosos e com Dificuldade de Locomoção

Pacientes idosos e com dificuldade de locomoção têm o cuidado garantido em casa! Equipe de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde levam as vacinas contra Influenza e COVID-19 até eles, assegurando proteção sem sair de casa. #VacinaçãoDomiciliar #CuidadoPrioritário

#Saúde 17/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reunião da Comissão Intergestora Regional: Fortalecendo a Saúde em Nosso Município

Hoje, 13/03, a Secretária de Saúde Rita de Cássia esteve presente na reunião da Comissão Intergestora Regional. Em pauta, assuntos cruciais como a situação epidemiológica das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), além de temas como Instrumentos de Gestão, Incentivo Hospitalar, Planificação da Atenção à Saúde e a oferta de serviços do Hospital Regional. Discussões valiosas para fortalecer ainda mais a saúde de nosso município e garantir o bem-estar de nossa população.

#Saúde 08/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Proporcionando precisão e conforto!

Proporcionando precisão e conforto! Em Alto Santo, cada uma das 120 ultrassonografias obstétricas mensais é realizada com equipamentos de última geração, garantindo imagens nítidas e diagnósticos precisos para nossas gestantes. Essa conquista é resultado da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Gestão Nosso Município em Boas Mãos, que priorizam o investimento em tecnologia de ponta para o bem-estar da nossa comunidade. #CuidadoMaterno #AltoSanto #EquipamentosModernos #GestãoEficiente

#Saúde 07/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Uma manhã iluminada para celebrar mulheres extraordinárias!

Uma manhã iluminada para celebrar mulheres extraordinárias! Em 07/03/2024, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um café especial em antecipação ao Dia Internacional da Mulher, reconhecendo suas contribuições vitais. Juntas, inspiramos, fortalecemos e celebramos a diversidade e a força feminina! #Mulheres #Empoderamento #Saúde #DiaInternacionalDaMulher"

#Saúde 02/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia D Nacional de Combate à Dengue!

No último dia 02 de março, Alto Santo uniu forças contra a dengue! Realizamos uma Blitz com panfletagem para conscientização, contando com a participação ativa das Agentes Comunitárias de Saúde, Agentes de Combate às Endemias e os coordenadores da Endemias e da Vigilância em Saúde.

Juntos, fortalecemos nossa batalha contra a dengue e reforçamos a importância da prevenção. Vamos continuar trabalhando unidos para manter Alto Santo protegido. A prevenção é a nossa melhor arma! #CombateÀDengue #AltoSantoContraADengue #PrevençãoÉAção

#Saúde 26/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Alto Santo realiza Audiência Pública para Avaliar Metas Fiscais e Gestão da Saúde

Alto Santo, 26 de fevereiro de 2024 - A Prefeitura de Alto Santo cumpriu, nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro de 2024, mais uma etapa importante para a transparência e responsabilidade fiscal do município. Em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), foi realizada uma Audiência Pública para avaliar as metas fiscais da Gestão Municipal, referentes ao 3º quadrimestre de 2023, compreendendo o período de setembro a dezembro do ano passado.

No mesmo evento, a gestora do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Alto Santo apresentou um panorama abrangente da gestão da saúde durante o mesmo período. Esta abordagem permitiu uma visão holística não apenas da situação financeira, mas também dos avanços e desafios enfrentados na prestação de serviços essenciais à comunidade.

A Audiência Pública é um momento de avaliação e planejamento do Governo Municipal, onde são discutidas as ações realizadas e as perspectivas para o futuro, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos de Alto Santo.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de Alto Santo, às 15 horas, e contou com a participação ativa da população, representantes de diversos setores da sociedade e autoridades locais. A Prefeitura de Alto Santo agradece a presença de todos e reforça o compromisso com a transparência e o desenvolvimento sustentável do município.

Para mais informações e detalhes sobre as discussões da Audiência Pública, os interessados podem entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Alto Santo.

#Saúde 15/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reconhecimento à Dedicação da Equipe de Saúde e Apoio da Comunidade

A equipe de saúde, representada pela Secretária Rita de Cássia, expressa profunda gratidão à dedicada equipe do NASF, com destaque para a Coordenadora Kellciane e a Assistente Social Jaciara Melo, pelo comprometimento incansável na promoção da saúde comunitária.

Agradecemos também à nossa valorosa população por apoiar e votar no projeto "Idade com Dignidade: Envelhecer com Saúde". É graças ao apoio de todos que avançamos na construção de uma comunidade mais saudável e inclusiva.

Continuaremos trabalhando juntos para garantir acesso à saúde de qualidade para todos.

#Saúde 05/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde Bucal em Casa: Um Sorriso Feliz à Sua Porta com a Equipe do Posto de Saúde de Tibolo!

Levando sorrisos até sua porta! ???? Equipe de Saúde Bucal do Posto de Saúde de Tibolo realizando visitas domiciliares, acompanhados pelas Agentes Comunitárias de Saúde, para avaliação bucal, orientações sobre higiene da prótese e encaminhamentos necessários. Cuidando da sua saúde bucal com carinho e comodidade.

#Saúde 05/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Folia Responsável: Solte Sua Criatividade no Carnaval, mas Lembre-se, a Proteção é a Melhor Fantasia!

O Carnaval está chegando, e junto com os blocos, desfiles e festas, é importante lembrar-se de celebrar com responsabilidade. Enquanto solta sua criatividade nas fantasias e se entrega à alegria da festa, não esqueça da importância da proteção. Este ano, a mensagem é clara: "Use camisinha e celebre a folia com responsabilidade."

A campanha visa conscientizar os foliões sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante o período festivo. As celebrações carnavalescas muitas vezes envolvem encontros e momentos de intimidade, e é fundamental garantir que a diversão não resulte em consequências indesejadas.

Ao soltar a imaginação e escolher sua fantasia, não se esqueça de incluir na sua lista de itens essenciais a camisinha. Ela é a melhor proteção contra DSTs e uma escolha inteligente para garantir que a celebração seja lembrada apenas pelas boas lembranças.

Além de usar proteção, é importante também manter-se hidratado, respeitar os limites pessoais e estar atento ao ambiente ao seu redor. Carnaval é sinônimo de diversão, mas isso não significa ignorar a segurança e o respeito mútuo.

Os serviços de saúde estarão disponíveis nos circuitos das festas para distribuição gratuita de preservativos e informações sobre saúde sexual. A prevenção é a chave para garantir que todos possam aproveitar o Carnaval de maneira saudável e inesquecível.

Então, solte sua criatividade, brinque, dance e celebre, mas lembre-se: a proteção é a melhor fantasia para garantir que o Carnaval seja uma festa segura e cheia de boas lembranças.

#Saúde 02/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Envelhecimento Ativo: Palestra Janeiro Branco no SCFV destaca Cuidados com a Saúde Mental

A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, realizou nesta terça-feira (30/01), uma palestra com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, sobre a Campanha Janeiro Branco, tendo como temática deste ano "Quem cuida da mente, cuida da vida. A palestra foi ministrada pela Psicóloga e Técnica de Referência Raissa Lorrany, com foco nos cuidados com a saúde mental na terceira idade e a importância do envelhecimento ativo.

A Campanha Janeiro Branco tem como objetivo a chamar atenção para a importância do cuidado com a saúde mental, a fim de promover reflexões sobre emoções e qualidade de vida.

#Saúde 02/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Encontro Transformador no NUTEP, UFC: Lideranças em Saúde e Legislativo Unem Forças pelo Projeto ConecTEA

Um encontro marcante no NUTEP, UFC! A Dra. Rita de Cássia, Secretária de Saúde, e a Dra. Lívia Bezerra, Coordenadora do CATea, atendendo ao convite do deputado Danilo Forte, participaram de discussões fundamentais sobre a implementação do projeto ConecTEA e outras iniciativas legislativas voltadas para pessoas com deficiência. A presença do ex-governador Lucio Alcântara fortaleceu o compromisso com a inclusão. Juntos, construímos caminhos para uma sociedade mais justa e acolhedora.

#Saúde 01/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Alto Santo em Ação Contra Arboviroses: Juntos Pela Saúde!

Ação incisiva contra as arboviroses em Alto Santo! Coordenada por Edi Rodrigues, com o apoio fundamental do agente Igo Rabelo e da assistente social Queiciane Alves. Juntos, estamos mobilizados para proteger nossa cidade do Aedes aegypti. Previna-se, elimine focos e una-se a nós nessa batalha pela saúde coletiva! #CombateÀsArboviroses #AltoSantoContraOAedes #SaúdePública

#Saúde 01/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aviso Importante sobre a Dengue em Alto Santo!

A Prefeitura Municipal de Alto Santo, por meio da Secretaria de Saúde, faz um alerta à nossa comunidade sobre a importância dos cuidados com a dengue, uma doença febril grave causada por arbovírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos.

Existem quatro tipos de vírus de dengue, e embora uma pessoa possa ter os quatro sorotipos, a infecção por um sorotipo confere imunidade permanente para ele. O mosquito Aedes aegypti é o transmissor (vetor) da dengue, e para se proliferar, ele precisa de água parada. É crucial manter a higiene e evitar água parada diariamente, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por até um ano até encontrar as condições ideais para se desenvolver.

Todos devem estar atentos, pois todas as faixas etárias são suscetíveis, com maior risco de dengue grave e complicações para as pessoas mais velhas, especialmente aquelas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, mesmo tratadas.

Principais sintomas da dengue:

Febre alta (> 38.5°C)

Dores musculares intensas

Dor ao movimentar os olhos

Mal-estar

Falta de apetite

Dor de cabeça

Manchas vermelhas no corpo

Alto Santo, juntos podemos combater a dengue! Mantenha a vigilância, cuide do seu ambiente e proteja sua saúde.

#Saúde 26/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Tocando o Futuro da Saúde: Rita de Cássia Supervisiona Reforma do SAMU
#Saúde 19/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ALERTA À POPULAÇÃO: Combate ao Aedes Aegypti é Responsabilidade de Todos!

Hoje, a Prefeitura de Alto Santo, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Setor de Endemias, realizou ação de borrifação contra o mosquito Aedes Aegypti. No entanto, nosso trabalho não termina aqui. É fundamental que cada cidadão se una nessa batalha contra esse vetor de doenças graves.

?? Como você pode ajudar:

Elimine focos de água parada: Vasos, pneus, garrafas e outros recipientes podem acumular água, sendo locais propícios para a reprodução do mosquito. Certifique-se de eliminá-los.

Limpeza de quintais: Mantenha seu quintal sempre limpo, evitando o acúmulo de lixo e entulhos.

Proteção individual: Use repelente e, se possível, roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante os horários de maior atividade do mosquito.

Informação é poder: Compartilhe informações sobre prevenção com amigos e familiares. Conhecimento é a melhor arma contra o Aedes Aegypti.

#Saúde 17/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Zumba Vida Saudável em Alto Santo: Uma Noite de Movimento e Celebração pelo Janeiro Branco na Quadra do Tibolo!

Uma Noite de movimento, saúde e bem-estar em Alto Santo! ???????? O Zumba Vida Saudável do Janeiro Branco agitou a quadra do Tibolo. Juntos, celebramos a importância da saúde mental e física.

#Saúde 15/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Transformando o cuidado em um cenário de esperança!

Transformando o cuidado em um cenário de esperança! A Unidade Básica de Saúde do Jardim agora conta com uma encantadora praça, abraçada por árvores e um charmoso caramanchão. Um novo refúgio de vida e alegria, onde o Centro de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (CATea) floresce junto à comunidade. #CuidandoComAmor #NovosCaminhos

#Saúde 15/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Alto Santo Celebra Chegada da Ambulância Zero Km para o SAMU!

Hoje é um dia especial para Alto Santo! Recebemos com grande alegria uma ambulância zero km destinada ao SAMU, fruto de esforços conjuntos pela melhoria da saúde em nosso município. A presença da Secretária de Saúde ao lado do Prefeito durante a cerimônia com o Governador Elmano de Freitas reforça nosso compromisso em fortalecer o atendimento médico. Juntos, avançamos para uma saúde mais eficiente em Alto Santo! #AmbulânciaZeroKm #SAMU #AltoSanto #SaúdePública

#Saúde 04/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jornada pela Saúde: Dras. Yara Saldanha e Laíse Mahiara conduzem Reunião Histórica de Planificação da Atenção Primária

Recebemos no dia 04/01/2024, a visita das Dras. Yara Saldanha e Laíse Mahiara, no Centro de Saúde (SESP), representantes da Superintendência Regional Litoral Leste/Jaguaribe, para a primeira reunião municipal de Planificação da Atenção Primária em Saúde. Realizamos uma significativa autoavaliação dos serviços oferecidos, visando identificar melhorias a serem implementadas. #SaúdeComQualidade #PlanificaçãoAPS

#Saúde 22/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinatal Triunfante: 25 Reforços da Pfizer Garantem Proteção!

Sucesso absoluto no Vacinatal! Comemoramos a proteção de 25 pessoas que receberam a dose de reforço da Pfizer Bivalente contra a COVID-19. Juntos, estamos fortalecendo nossa imunidade e construindo um futuro mais seguro. #Vacinatal #ProteçãoGarantida

#Saúde 08/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão de Saúde Feminina em Alto Santo: Inserção de DIU de Cobre

Alto Santo mais saudável! No dia 8/12/23, o Centro de Saúde de Alto Santo e a UBS do Tibolo se unem em um mutirão de inserção de DIU de cobre. Esse método anticoncepcional não hormonal oferece às mulheres uma opção eficaz e de longo prazo, sem interferir nos hormônios do corpo. Além de proporcionar uma contracepção segura e duradoura, o DIU de cobre reduz o risco de câncer de ovário e útero, promovendo uma saúde reprodutiva e feminina mais completa e tranquila. Não perca esta oportunidade de cuidar da sua saúde! Estamos aqui para apoiar e promover o bem-estar de todas as mulheres da nossa comunidade. #SaúdeFeminina #DIUdeCobre #Prevenção #AltoSanto #CuidadoComASaúde #BemEstar #Contracepção

#Saúde 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Tributo à Dedicação: Piso Salarial da Enfermagem Pago Integralmente em Novembro de 2023 - R$130.762,31

Com grande satisfação, informamos o pagamento integral do piso salarial da enfermagem referente ao mês de novembro de 2023 para todos os profissionais dedicados à assistência à saúde. O valor total repassado foi de R$ 130.762,31. Isso reflete o merecido reconhecimento pela essencialidade e comprometimento desses profissionais em nosso sistema de saúde.

O pagamento do piso salarial é um passo crucial para valorizar e motivar ainda mais esses profissionais. Reflete o compromisso do Prefeito Joeni Holanda em reconhecer e recompensar o empenho e a dedicação desses indivíduos, que contribuem significativamente para a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à nossa comunidade.

#Saúde 17/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Inauguração do CATEA: Compromisso, Inclusão e Qualidade na UBS do Jardim

A Secretaria de Saúde e nosso prefeito estiveram presentes na emocionante inauguração do CATEA - Centro de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista, na UBS do Jardim. Com salas totalmente adaptadas e um time de especialistas dedicados, estamos comprometidos em oferecer um ambiente acolhedor e tratamento de qualidade para todos. Juntos, construímos um caminho mais inclusivo e carinhoso para nossa comunidade. ???? #AltoSantoInclusivo #CATEA #Autismo #CompromissoComACidade

#Saúde 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE nidos Contra a Raiva: Proteja Seus Amigos de Quatro Patas!

Unidos na luta contra a raiva! Esteja do lado dos nossos amigos de quatro patas, proteja e vacine seus cães e gatos contra a raiva. Juntos, podemos criar um mundo livre dessa doença e garantir um futuro seguro para todos os animais. #AçãoContraARaiva #ProtejaSeusAnimais #AmorSemRaiva

#Saúde 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PSF do Tibolo dedica-se a promover a sensibilização e os cuidados com a saúde da mulher na campanha do Outubro Rosa

No dia 18 de outubro de 2023, o PSF do Tibolo dedica-se a promover a sensibilização e os cuidados com a saúde da mulher em apoio à campanha do Outubro Rosa. Oferecemos uma série de serviços abrangentes para promover o bem-estar feminino:

Realizamos exames citopatológicos como parte integrante do rastreamento do câncer de colo do útero, promovendo a prevenção e a detecção precoce.

Oferecemos testes rápidos para a possível detecção de infecções sexualmente transmissíveis, contribuindo para a saúde sexual das mulheres.

Fornecemos orientações sobre sexualidade, alterações hormonais e os impactos dos anticoncepcionais, com o intuito de informar e apoiar as decisões das mulheres.

Destacamos a influência da nutrição na saúde da mulher, promovendo uma abordagem holística para o bem-estar.

Enfatizamos a importância da prática de atividade física como parte fundamental de um estilo de vida saudável.

Estamos comprometidos em zelar pela saúde e bem-estar das mulheres do Tibolo e em contribuir para uma comunidade mais saudável e consciente.

#Saúde 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PSF do Baixio Grande concentrou esforços na promoção da sensibilização e nos cuidados com a saúde da mulher

No dia 18 de outubro de 2023, o PSF de Baixio Grande concentrou esforços na promoção da sensibilização e nos cuidados com a saúde da mulher, como parte do apoio à campanha do Outubro Rosa. Nossa equipe se dedica a oferecer uma ampla gama de serviços específicos para o bem-estar feminino, incluindo:

Realização de exames citopatológicos como parte integrante do rastreamento do câncer de colo do útero, promovendo a prevenção e detecção precoce.

Oferta de testes rápidos para a possível detecção de infecções sexualmente transmissíveis, contribuindo para a saúde sexual das mulheres.

Orientações sobre sexualidade, alterações hormonais e os impactos dos anticoncepcionais, fornecem informações relevantes para tomada de decisões.

Destaque para a influência da nutrição na saúde da mulher, promovendo uma abordagem holística para o bem-estar.

Enfase na importância da prática de atividade física como parte fundamental de um estilo de vida saudável.

Estamos comprometidos em zelar pela saúde e bem-estar das mulheres de Baixio Grande, e é uma honra poder contribuir para uma comunidade mais saudável e consciente.

#Saúde 19/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NASF no Bom Jesus: Transformando Vidas e Construindo um Futuro mais Saudável

Na visita especial da nossa equipe multidisciplinar do NASF à comunidade do Bom Jesus! Juntos, trazemos cuidado e apoio integral para cada indivíduo, cada família. Cada sorriso é uma vitória, cada passo é um avanço. Aqui, a saúde é construída em equipe, com respeito, empatia e dedicação. Transformamos vidas e criamos um futuro mais saudável e feliz.

#Saúde 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PSF do Ipanema realizou uma iniciativa especial de apoio à campanha do Outubro Rosa

No dia 18 de outubro de 2023, o PSF do Ipanema realizou uma iniciativa especial de apoio à campanha do Outubro Rosa, com um foco especial na promoção da sensibilização e nos cuidados com a saúde da mulher. Nosso compromisso é com o bem-estar feminino, e por isso oferecemos uma série de serviços abrangentes para atender às necessidades de nossos pacientes:

Realizamos exames citopatológicos como parte integrante do rastreamento do câncer de colo do útero, garantindo a prevenção e detecção precoce.

Oferecemos testes rápidos para a possível detecção de infecções sexualmente transmissíveis, contribuindo para a saúde sexual das mulheres.

Disponibilizamos orientações sobre sexualidade, alterações hormonais e os impactos dos anticoncepcionais, para que os pacientes tenham informações precisas sobre suas escolhas de contracepção.

Destacamos a influência da nutrição na saúde da mulher, promovendo uma abordagem holística para o bem-estar.

Enfatizamos a importância da prática de atividade física como parte integrante de um estilo de vida saudável.

Contamos com o apoio dos alunos da Escola Profissionalizante Vereador José Batista Filho, que realizaram massagens terapêuticas para proporcionar momentos de relaxamento e alívio do estresse aos nossos pacientes.

Nosso compromisso é com a saúde e o bem-estar das mulheres de Ipanema, e estamos felizes em contribuir para uma comunidade mais saudável e consciente.

#Saúde 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias

Hoje celebramos o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e o Dia Nacional do Agente de Combate às Endemias.

Esses profissionais são verdadeiros heróis em nossa comunidade, dedicando-se diariamente à promoção da saúde e ao combate de doenças em nossa cidade. Seu trabalho é essencial e valorizamos profundamente todo o empenho e compromisso.

A Prefeitura Municipal de Alto Santo agradece a todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por seu trabalho incansável e por cuidarem da saúde de nossa população.

Juntos, construímos uma cidade mais saudável e segura. Parabéns a esses profissionais que fazem a diferença em nossas vidas! #AgentesDeSaúde #SaúdePública #AltoSanto #JuntosSomosMaisFortes

#Saúde 02/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Alto Santo Alcança Excelência nos Indicadores do Previne Brasil e se Destaca no Estado do Ceará

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira, dia 02/10/2023, o desempenho dos municípios em relação aos Indicadores do Previne Brasil. O Município de Alto Santo alcançou o percentual de 100% das metas estipuladas pelo MS se posicionando entre os 10 municípios do estado do Ceará com melhor desempenho!!!

#Saúde 29/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Enfermeiro Jorge Bandeira Representa Alto Santo em Curso de Vigilância em Saúde

Durante a semana do dia 25 a 29 de setembro, o Enfermeiro Jorge Bandeira, Diretor de Vigilância em Saúde e Epidemiologia, representou o município de Alto Santo no Curso Básico de Vigilância do Óbito Materno, Infantil, Fetal e Óbito com Causa Mal Definida, oferecido pela Escola de Saúde Pública (ESP), vinculado à SESA. Foi uma semana de aprendizados, trocas de experiências e fortalecimento da Rede de Vigilância em Saúde Estadual. Os conhecimentos adquiridos durante essa semana servirão para a melhoria dos serviços na nossa realidade. #VigilânciaEmSaúde #EducaçãoPermanente #NossoMunicípioEmBoasMãos

#Saúde 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Raiva: Uma Ameaça Transmitida por Mordidas de Animais no Brasil

A raiva é transmitida por meio da mordida de um animal. No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.

Procure atendimento médico imediatamente depois de uma mordida ou suspeita de mordida. Não há tratamento específico para a raiva. Depois que os sintomas aparecem, a doença é quase sempre fatal. Uma vacina pode prevenir a infecção.

#Saúde 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atualização Epidemiológica: Boletim de Arboviroses em Alto Santo

Atualização Epidemiológica: Boletim de Arboviroses em Alto Santo

?? Dengue:

Notificados: 15

Confirmados: 9

Descartados: 6

Em investigação: 0

?? Zika:

Notificados: 0

Confirmados: 0

Descartados: 0

Em investigação: 0

?? Chikungunya:

Notificados: 9

Confirmados: 0

Descartados: 9

Em investigação: 0

Juntos, vamos combater essas doenças! ?? Fique atento às medidas de prevenção e ajude a manter Alto Santo saudável. #SaúdeEmAltoSanto #Prevenção #Epidemiologia

#Saúde 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Resultado Parcial da Vacinação Antirrábica

Nossa equipe está empenhada em proteger nossos amigos de quatro patas! Até o momento, já vacinamos 985 cães e 442 gatos com mais amor e menos raiva.

?

Ainda não vacinou o seu pet? Não deixe seu amigo passar raiva! Junte-se a nós e mantenha sua família peluda segura. A vacinação é para cães e gatos acima de 3 meses de idade.

?

#VacinaçãoAntirrábica #ProtejaSeuPet #AltoSanto #SaúdeAnimal #AmorPelosAnimais

#Saúde 15/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Entregamos ao HMSR 01 Desfibrilador, 02 Monitores e 01 Eletrocardiógrafo, equipamentos essenciais para cuidar da saúde

Alto Santo caminhando em boas mãos e com boas notícias! ??

Graças ao recurso da Emenda Parlamentar do deputado federal Danilo Forte, nossa Unidade de Atenção Especializada em Saúde está sendo fortalecida! Hoje, entregamos ao HMSR 01 Desfibrilador, 02 Monitores e 01 Eletrocardiógrafo, equipamentos essenciais para cuidar da saúde da nossa comunidade. E as melhorias não param por aí, a Atenção Primária também ganhou com a entrega de mais 01 Eletrocardiógrafo para o Centro de Saúde de Alto Santo, o PSF da Sede. Juntos, estamos garantindo um atendimento de qualidade e integral para todos os munícipes. ???? #SaúdeAltoSanto #InvestindoNaSaúde #CompromissoComACidade

#Saúde 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Especialidades Odontológicas de Alto Santo Restaurando Sorrisos, Transformando Vidas!

Temos a alegria de compartilhar com toda a comunidade de Alto Santo um dia muito especial no Centro de Especialidades Odontológicas! Realizamos a entrega de próteses dentárias totais, devolvendo a capacidade mastigatória, a estética e a autoestima a pacientes que buscavam uma solução eficiente para suas necessidades odontológicas.

Além disso, ressaltamos que no mesmo dia foram realizadas novas moldagens para próteses de outros pacientes, o que reforça o nosso compromisso com a agilidade e a busca constante pela excelência no atendimento.

É importante destacar que todas as fotos utilizadas para registrar esse momento de conquista foram devidamente autorizadas pelos pacientes. Prezamos pela privacidade e confiança de todos que buscam nossos serviços e, por isso, só compartilhamos imagens após a autorização expressa de cada pessoa atendida.

O Centro de Especialidades Odontológicas de Alto Santo preza pela qualidade dos procedimentos realizados, contando com uma equipe de profissionais altamente capacitados e equipamentos modernos que nos permitem oferecer um tratamento odontológico de excelência.

Se você ou alguém que conhece precisa de cuidados odontológicos especiais, conte conosco! Estamos sempre prontos para ajudar a restaurar sorrisos e transformar vidas.

#Saúde 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hospital e Maternidade Santa Rita: Atendimento humanizado e qualificado para Alto Santo

O Hospital e Maternidade Santa Rita tem se destacado pelo atendimento humanizado e qualificado em Alto Santo. Buscamos sempre aprimorar nossos serviços para atender melhor às necessidades da comunidade. Dados recentes comprovam nosso empenho em oferecer assistência de excelência aos pacientes. Nossa equipe está comprometida em garantir um atendimento respeitoso e acolhedor, proporcionando cuidado individualizado a cada pessoa. Investimos na capacitação da equipe médica e colaboradores para manter padrões de qualidade elevados. Agradecemos a confiança da população em nossos serviços e reiteramos nosso compromisso com o cuidado da saúde em Alto Santo.

#Saúde 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Prefeitura de Alto Santo tem o prazer de informar que agora você tem mais opções para cuidar da sua saúde!

Horários de atendimento noturno disponíveis!

A Prefeitura de Alto Santo tem o prazer de informar que agora você tem mais opções para cuidar da sua saúde no período noturno. A equipe do PSF Sede I e II estará pronta para atender você e sua família durante a noite!

Confira os profissionais que estarão disponíveis no período noturno:

Médico

Enfermeira

Técnicas de Enfermagem

Recepcionistas

Auxiliar de Farmácia

Confira os horários de atendimento:

Manhã: de segunda a sexta-feira

Tarde: de segunda a quinta-feira

Noite: de segunda a quinta-feira

Aos sábados temos a farmácia funcionando de 7:30 as 11:30

Atendimento da psiquiatra, Ginecologista e Cardiologista um sábado no mês

Segunda a quinta-feira:

7h30 às 11h30

13h às 20h

Sexta-feira:

7h às 13h

Agora você tem mais flexibilidade para agendar suas consultas e cuidar da sua saúde! Aproveite esses novos horários e não deixe de se cuidar. Sua saúde é nossa prioridade!

#Saúde 12/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Construindo uma base sólida para uma Unidade Básica de Saúde

Reuniões de avaliação da equipe: Construindo uma base sólida para uma Unidade Básica de Saúde eficiente e centrada no paciente. Esses encontros periódicos são fundamentais para avaliar o desempenho da equipe, identificar áreas de melhoria e fortalecer a colaboração. Por meio da discussão aberta e construtiva, promovemos aprimoramentos contínuos em nossos serviços de saúde, garantindo o atendimento de qualidade e a satisfação dos pacientes. Juntos, buscamos a excelência e o cuidado integral, consolidando a Unidade Básica de Saúde do Baixio Grande como referência para a comunidade.

#Saúde 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Assistência Farmacêutica: Fortalecendo habilidades e conhecimentos

Capacitação em Assistência Farmacêutica: Fortalecendo habilidades e conhecimentos para uma equipe de saúde mais qualificada. Nesta reunião, auxiliares de farmácia e enfermeiros se unem para aprimorar seus entendimentos sobre a importância da assistência farmacêutica na promoção da segurança, eficácia e qualidade dos cuidados aos pacientes. Compartilhando informações atualizadas, práticas recomendadas e estratégias inovadoras, estamos capacitando nossa equipe para oferecer um suporte farmacêutico mais abrangente e integrado, visando a melhorar os resultados terapêuticos e garantir uma assistência farmacêutica exemplar para nossa comunidade.

#Saúde 06/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reunião do Painel de Indicadores Estratégicos em Vigilância em Saúde

No dia 06/07/2023, o município de Alto Santo participou da Reunião do Painel de Indicadores Estratégicos em Vigilância em Saúde, realizada na cidade de Limoeiro do Norte. Essa oportunidade foi de suma importância, pois nos permitiu compartilhar nossas experiências e fortalecer as práticas de vigilância em saúde.

Durante o evento, representantes do município de Alto Santo tiveram a chance de interagir com profissionais de saúde de regiões próximas, como Tabuleiro do Norte, trocando conhecimentos, boas práticas e discutindo desafios comuns. A reunião abordou uma ampla gama de tópicos relacionados à saúde pública, incluindo monitoramento epidemiológico, controle de doenças transmissíveis, prevenção de surtos, promoção da vacinação, entre outros.

A participação de Alto Santo nesse encontro demonstra nosso compromisso em buscar constantemente o aprimoramento das políticas e ações de saúde em nosso município. Ao compartilhar nossas experiências e aprender com outros municípios, podemos implementar medidas mais eficazes para prevenir doenças, promover a saúde da população e garantir um sistema de saúde robusto e eficiente.

Agradecemos aos profissionais que compõem a ADS Limoeiro do Norte, que tem o compromisso em trabalhar em conjunto para aprimorar constantemente a qualidade de vida e a saúde da população da região.

#Saúde 06/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Construindo uma base sólida para uma Unidade Básica de Saúde

Reuniões de avaliação da equipe: Construindo uma base sólida para uma Unidade Básica de Saúde eficiente e centrada no paciente. Esses encontros periódicos são fundamentais para avaliar o desempenho da equipe, identificar áreas de melhoria e fortalecer a colaboração. Por meio da discussão aberta e construtiva, promovemos aprimoramentos contínuos em nossos serviços de saúde, garantindo o atendimento de qualidade e a satisfação dos pacientes. Juntos, buscamos a excelência e o cuidado integral, consolidando as Unidades Básicas de Saúde do Tibolo e do Batoque como referências para a comunidade.

#Saúde 06/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Término do curso 'Saúde com Agente': Celebrando o aprendizado e o crescimento dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente

Encerramento do curso "Saúde com Agente", oferecido aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias". O encerramento do curso marca o fim de uma jornada de aprendizado e crescimento. Durante esse período, os alunos se dedicaram intensamente aos estudos, buscando adquirir conhecimentos e aprimorar habilidades específicas da área

As atividades desenvolvidas foram fundamentais para consolidar o aprendizado adquirido ao longo do curso e demonstrar as competências desenvolvidas.

#Saúde 03/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Transformando sorrisos e vidas: Realizando com sucesso a prova para confecção de prótese odontológica

Na busca pela perfeição do sorriso, cada detalhe importa. Nós da Secretaria Municipal de Saúde, realizamos com sucesso a prova para a confecção de prótese odontológica, um passo importante rumo à restauração completa da saúde bucal. Com precisão e cuidado, estamos mais perto de proporcionar aos pacientes um sorriso renovado e autoconfiança restaurada. Seguimos comprometidos em oferecer o melhor atendimento e resultados de excelência. Juntos, transformamos sorrisos e transformamos vidas!

#Saúde 18/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Alto Santo se destaca no Ceará: nota 9,87 nos Indicadores do Previne Brasil de 2023!

O Ministério da Saúde divulgou o desempenho dos municípios em relação aos Indicadores do Previne Brasil do Primeiro Quadrimestre de 2023. O Município de Alto Santo alcançou a nota equivalente a 9,87 no Indicador Sintético Final em cima das metas estipuladas pelo MS, posicionando-se entre os 50 municípios do estado do Ceará com melhor desempenho!!!

#Saúde 17/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dra. Rita de Cássia, Secretária de Saúde, Retorna em Visitas às Unidades de Saúde

"ELA ESTÁ DE VOLTA! Dra Rita de Cássia, Secretária de Saúde do nosso município, está em visita às Unidades de Saúde para acompanhar de perto as reformas e o funcionamento das mesmas. Essa semana foram visitadas as unidades do Jardim, da Sede e o Laboratório."

#Saúde 16/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Alto Santo fortalece o SUS através das Conferências de Saúde: Participação ativa na etapa regional - Litoral Leste/Jagua

Dando continuidade às Conferências de Saúde, o Município de Alto Santo, por meio do Controle Social - Conselho Municipal de Saúde, marcou presença na etapa regional - Conferência da Região de Saúde - Litoral Leste/Jaguaribe. A participação foi marcada pela presença de profissionais de saúde e usuários do SUS, que se uniram em prol da defesa e garantia dos direitos do Sistema Único de Saúde.

O encontro regional, que contou com a presença do Secretário de Saúde de Alto Santo, o senhor Fernando Fernandes, destacou a importância da participação popular nas conferências. A presença ativa da comunidade é fundamental para assegurar um SUS mais forte e eficiente, capaz de atender às necessidades de todos os cidadãos.

Durante a conferência, foram abordados diversos temas relevantes, incluindo o acesso aos serviços de saúde, a qualidade do atendimento, a ampliação da rede de cuidados, a valorização dos profissionais de saúde e a busca por soluções inovadoras na área.

O Conselho Municipal de Saúde de Alto Santo agradece a todos os participantes por contribuírem com suas ideias, propostas e sugestões, fortalecendo assim o diálogo entre a população e as autoridades responsáveis pela saúde municipal.

Continuaremos avançando em nossos esforços para construir um sistema de saúde cada vez mais justo e inclusivo, no qual todos tenham acesso aos serviços necessários para uma vida plena e saudável.

Juntos, podemos fazer a diferença! ????

#AltoSanto #ConferênciasDeSaúde #SUS #ParticipaçãoPopular #SaúdeParaTodos

#Saúde 21/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE "Sucesso na vacinação: Alto Santo aplica mais de 950 doses contra influenza e COVID-19!"

Confira as imagens da nossa bem-sucedida campanha de vacinação contra a influenza e COVID-19! No último dia, aplicamos mais de 950 doses e continuamos empenhados em imunizar toda a população. Ainda há tempo para se vacinar, não deixe para depois! Proteja-se e ajude a manter nossa cidade saudável. ???? #VacinaçãoAltoSanto #Influenza #COVID19

#Saúde 19/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Previna-se contra a Dengue neste período chuvoso!

Previna-se contra a Dengue neste período chuvoso! O Enfermeiro Jorge e o coordenador dos agentes de endemias, Edi, alertam sobre os perigos dos focos de Dengue em nossa cidade. Faça a sua parte: mantenha seu quintal limpo e livre de água parada. Juntos, podemos combater essa doença! ??????? #DengueZero #Prevenção #AltoSanto #Saúde

#Saúde 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Entrega de 80 próteses dentárias beneficia 52 pessoas em Alto Santo com sorrisos renovados.

A Prefeitura de Alto Santo tem a alegria de anunciar que no dia 22/03/2023, o Centro de Especializações Odontológicas (CEO) realizou a entrega de 80 próteses dentárias, beneficiando 52 pessoas em nossa cidade.

A entrega das próteses dentárias é uma ação importante para a qualidade de vida e autoestima dos nossos munícipes. Com esse atendimento, muitas pessoas terão a oportunidade de sorrir com mais confiança e ter uma melhor qualidade de vida.

Agradecemos a todos os envolvidos no processo de entrega das próteses, especialmente aos profissionais do CEO, que se dedicaram a garantir que as próteses fossem entregues com eficiência e qualidade.

A Prefeitura de Alto Santo está comprometida em oferecer atendimento odontológico de qualidade para todos os cidadãos da nossa cidade e continuará investindo em ações que visem a melhoria da saúde bucal dos nossos munícipes.

#PrefeituradeAltoSanto #SaúdeBucal #EntregaDePróteses #CEO #QualidadedeVida #Autoestima #Odontologia

#Saúde 16/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pré conferências municipais de saúde na localidade do Ipanema

Olá, Alto Santo! É com muita satisfação que anunciamos o início das pré conferências municipais de saúde na localidade do Ipanema. Esse é um importante momento para a nossa cidade, pois é nele que podemos discutir, juntos, os rumos que a nossa saúde irá tomar nos próximos anos.

As pré conferências são uma preparação para a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Alto Santo, que ocorrerá no dia 24 de março. Nessa ocasião, teremos a oportunidade de debater e construir propostas para aprimorar a saúde em nossa cidade.

Para iniciar as pré conferências, tivemos a presença das conferencistas @taynarakml e @queicianeviana, que compartilharam seus conhecimentos e experiências com os presentes. Agradecemos imensamente a contribuição dessas profissionais da área da saúde.

Durante toda esta semana, estaremos realizando e divulgando aqui as atividades das pré conferências municipais de saúde. Fiquem ligados e participem! Juntos, podemos construir uma saúde melhor para Alto Santo.

#saúde #conferênciamunicipaldesaúde #altosanto #saúdebemestar

#Saúde 06/03/2023 INSTITUTO DE PREVIDENCIA E ASSISTENCIA DOS SERVIDORES DE ALTO SANTO Bloquinho da Saúde conscientiza população sobre prevenção de doenças durante o carnaval em Alto Santo

Nesta tarde de quinta-feira, a Prefeitura de Alto Santo em parceria com a Secretaria de Saúde promoveu o "Bloquinho da Saúde", uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças durante as festividades do carnaval.

Durante o evento, que contou com a presença do Secretário de Saúde do município e outros profissionais da área, foram distribuídos preservativos e folhetos informativos com orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e outras enfermidades.

O objetivo do "Bloquinho da Saúde" é levar informação de forma descontraída e conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas preventivas para garantir a saúde e o bem-estar.

#Saúde 04/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A importância da vacinação bivalente contra a Covid-19: mensagem do enfermeiro Jorge

Olá, pessoal! Eu sou o enfermeiro Jorge e hoje gostaria de falar sobre a importância da vacinação bivalente contra a Covid-19, que estará iniciando em nossa cidade.

Todos nós sabemos que a pandemia de Covid-19 tem sido um desafio enorme para todos nós, em especial para os profissionais de saúde. Mas a boa notícia é que, com as vacinas, temos uma ferramenta poderosa para combater essa doença e proteger a nossa população.

A vacinação é uma das principais estratégias para prevenir a disseminação da Covid-19, reduzir o número de casos graves e óbitos, além de contribuir para o retorno à normalidade das atividades cotidianas, como o trabalho e o lazer.

A vacinação bivalente contra a Covid-19, que estará sendo disponibilizada em nossa cidade, é uma importante arma para combatermos essa doença. Ela é composta por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de tempo específico, conforme orientação dos profissionais de saúde.

É importante destacar que a vacinação é segura e eficaz, e que todos devem tomar a sua dose quando chegar a sua vez. Lembrem-se de que, ao se vacinarem, vocês não só estarão protegendo a si mesmos, mas também contribuindo para a proteção de toda a nossa comunidade.

Então, pessoal, vamos todos fazer a nossa parte e contribuir para que possamos vencer essa pandemia. Fiquem atentos aos canais de informação da prefeitura municipal de Alto Santo para saberem quando e onde a vacinação estará acontecendo. Juntos, vamos vencer a Covid-19!

#Saúde 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ação de conscientização sobre a dengue mobiliza Agentes de Saúde em Alto Santo

A Prefeitura Municipal de Alto Santo, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizou hoje, 24/02/2023, uma caminhada de conscientização sobre a dengue no bairro Pão de Açúcar. Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos sobre a Dengue, Zika e Chikungunya aos moradores. Salientamos que a prevenção é muito importante, principalmente nesse período de inverno, que se inicia com possíveis criadores do mosquito Aedes aegypti.

Durante a caminhada, foram encontrados vários tambores descobertos, e pedimos a cooperação dos moradores para manterem seus depósitos pequenos fechados. Todos juntos, podemos combater o mosquito Aedes aegypti.

?? Unidos contra o mosquito Aedes aegypti!

#Saúde 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação contra Covid-19 continua em Alto Santo

A Secretaria de Saúde de Alto Santo anuncia que nesta sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023, será realizada a dose de reforço para crianças de 5 a 11 anos que tomaram a primeira e a segunda dose da vacina Coronovac. O horário de vacinação será das 7:30 às 11:00.

Nossa equipe de saúde estará à disposição para atender e esclarecer todas as dúvidas sobre a vacinação. A proteção contra a Covid-19 é essencial e todos juntos podemos ajudar a combater a pandemia.

Lembre-se, para se vacinar é necessário levar documento de identificação com foto e cartão de vacinação. Não perca essa oportunidade de se proteger e proteger o próximo!

Vacine-se!

#VacinaJuntos #VacinaçãoCoronovac #AltoSantoLivreDaCovid

#Saúde 04/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Alto Santo lança vídeo explicativo sobre a distribuição de medicamentos nas UBS através da CAF

A Prefeitura de Alto Santo tem o compromisso de garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população. E para isso, a Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) tem um papel fundamental na distribuição de medicamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Para explicar de forma detalhada como funciona a CAF e como são distribuídos os medicamentos, a Prefeitura de Alto Santo produziu um vídeo informativo. Nele, é possível entender como a coordenação atua na seleção, armazenamento, dispensação e controle dos medicamentos distribuídos nas UBS.

Além disso, o vídeo também apresenta os critérios utilizados para a seleção dos medicamentos, a importância do uso racional dos remédios e as formas de controle e monitoramento do estoque nas UBS.

Assista ao vídeo e fique por dentro de como a CAF está trabalhando para garantir que todos tenham acesso aos medicamentos necessários para o tratamento de suas doenças. Juntos, vamos cuidar da saúde da nossa comunidade! #PrefeituraDeAltoSanto #CAF #MedicamentosParaTodos.

#Saúde 28/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Prefeitura de Alto Santo tem o prazer de anunciar que, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o m

A Prefeitura de Alto Santo tem o prazer de anunciar que, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o município alcançou um desempenho excepcional em relação aos Indicadores do Previne Brasil. O relatório divulgado nesta sexta-feira, dia 27/01/2023, destacou que Alto Santo atingiu 98% das metas estipuladas pelo MS, posicionando-se entre os 50 municípios do estado do Ceará com melhor desempenho.

O Previne Brasil é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da atenção primária à saúde no país. A avaliação dos indicadores tem como base critérios como cobertura de vacinação, acompanhamento de gestantes e de crianças, prevenção de doenças crônicas, entre outros.

O excelente desempenho de Alto Santo é resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura, os profissionais de saúde e a comunidade. A administração municipal tem investido fortemente em ações de saúde e em programas de prevenção, como campanhas de vacinação, programas de acompanhamento pré-natal e atendimento médico de qualidade.

A Prefeitura de Alto Santo parabeniza toda a equipe de saúde e agradece à população pelo engajamento e colaboração em prol de uma saúde cada vez melhor no município. Continuaremos trabalhando juntos para manter e ampliar a qualidade dos serviços de saúde em Alto Santo.

#Saúde 06/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Unidade Básica de Saúde da Sede, mais conhecida como SESP, entrou em reforma para melhor atender as necessidades

A Unidade Básica de Saúde da Sede, mais conhecida como SESP, entrou em reforma para melhor atender as necessidades da população, e as obras, que contam com ampliação e acessibilidade, estão a todo vapor. Em breve, estaremos entregando ao povo Altossantense um equipamento de Saúde moderno e nos padrões das melhores unidades de atendimento. Essa é a gestão "Nosso Município em Boas Mãos" trabalhando para oferecer qualidade de vida em nossa cidade.

#Saúde 06/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Promoção do Aleitamento Materno na Rede de Atenção a Saúde

Durante esse semana a Maternidade Escola (MEAC), referência no Estado em Obstetrícia e Aleitamento Materno, Promoveu o Curso de Promoção do Aleitamento Materno na Rede de Atenção a Saúde. O município de Alto Santo foi complementado com três vagas nesse curso, onde participaram a Secretária Adjunta de Saúde Jozimara, Enfermeira Rannie e Coordenara de Enfermagem Margarete. Alto Santo a primeira cidade do interior do Ceará a coletar leite humana e enviar para MEAC. O projeto pioneiro e gerenciado pelas irmãs e Enfermeiras da Atenção Primeira do nosso município, Thamara e Thamires. A gestão municipal sempre buscando fazer uma saúde com excelência.

#Saúde 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VIII ExpoESP, e a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Santo esteve presente

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, aconteceu no Centro de Eventos de Fortaleza a VIII ExpoESP, e a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Santo esteve presente. Jorge Bandeira, Diretor de Vigilância em Saúde e Epidemiologia, apresentou um trabalho intitulado "SETEMBRO AMARELO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SEMANA DE CAPACITAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA", na II Mostra de Experiências em Educação Permanente em Saúde. Também estiveram presentes no evento Kellciane Oliveira, Diretora de Programas em Saúde e Jozimara Linhares, Secretária Adjunta. Durante o evento, também foi possível participar de diversas palestras, como a de capacitação para o programa Previne Brasil e para o Concurso Município Inovador. O nosso município sempre está buscando novas formas de capacitar os seus profissionais para oferecer o melhor serviço à nossa população.

#Saúde 18/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Zumba em alusão ao Outubro Rosa

No dia 18/10, foi realizado na quadra esportiva da Escola o Urcesina, um evento de Zumba em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. No local, também foram distribuídos brindes e broches e na ocasião também houveram procedimentos como aferição de pressão e testes rápidos

#Saúde 17/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caminhada em alusão ao Outubro Rosa

Na noite de hoje, dia 17 de outubro, tivemos uma caminhada em alusão ao Outubro Rosa. Durante essa semana teremos vários eventos e ações relacionados a campanha contra o câncer de mama e colo do útero.

Voce mulher, venha conosco enfatizar a importância do autocuidado.

Procure a sua unidade básica de saúde e faça todos os acompanhamentos necessários. Outubro Rosa: abrace essa causa!

#Saúde 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O mês de novembro é o mês conhecido como Novembro Azul

O mês de novembro é o mês conhecido como Novembro Azul, período onde as ações de saúde, prevenção e recuperação são voltadas para a saúde do homem. O médico Ossian Maia, que trabalha no nosso município, tem informações muito importantes sobre o tema. Confira:

#Saúde 04/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Cuidar é essencial, prevenir é o caminho. Não deixe que o preconceito influencie na sua saúde. Viva o novembro azul!

Cuidar é essencial, prevenir é o caminho. Não deixe que o preconceito influencie na sua saúde. Viva o novembro azul!

#Saúde 03/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATENÇÃO POPULAÇÃO!

DIA "D" DE VACINAÇÃO PARA CÃES E GATOS, CONTRA A RAIVA.

DIA 05 DE NOVEMBRO!

A vacinação contra a raiva dos cães e gatos é importante nesse período do ano. Causada por um vírus, geralmente letal, a raiva é transmitida de animais para os seres humanos. Infelizmente, são raríssimos os casos de cura para essa doença, mas temos a PREVENÇÃO!

#Saúde 14/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Indicadores do Cuidar Melhor, da Vigilância em Saúde, entre outros Indicadores do Cuidar Melhor, da Vigilância em Saúde, entre outros
#Saúde 14/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Projeto: +idade, +saúde no Bairro Jardim Projeto: +idade, +saúde no Bairro Jardim
#Saúde 04/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reunião com Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Combate de Endemias Reunião com Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Combate de Endemias
#Saúde 20/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Piso salarial do Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias Piso salarial do Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
#Saúde 27/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Você realmente sabe o que é raiva?

Você realmente sabe o que é raiva?

Sendo uma doença infecciosa causada por um vírus, geralmente letal, a raiva é transmitida de animais para os seres humanos. Infelizmente, são raríssimos os casos de cura para essa doença mas temos a PREVENÇÃO! ?????????????

Arrasta para o lado ?? e fique por dentro do assunto.

#nossomunicípioemboasmãos

#Saúde 26/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Encontro com as gestantes em celebração ao “Agosto Dourado”

A Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social ( CRAS) realizou no dia 24 de agosto, um Encontro com as gestantes em celebração ao "Agosto Dourado", que é dedicado à conscientização e importância do aleitamento materno.

O evento contou com a presença da Enfermeira, e consultora em Aleitamento Materno Thamires Deolino, e na ocasião o CRAS realizou, foi realizada também a entrega do Benefício Eventual Auxílio Natalidade ( Kit- Bebê) para a gestante que solicitou o repasse do benefício do Cras.O Auxílio Natalidade (kit bebê) é um benefício para gestantes que se enquadram na lei de benefícios eventuais.

O encontro com as gestantes serviu como uma consultoria em aleitamento materno; para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos.

O "Agosto Dourado" tem como objetivo aumentar e estimular as ações relacionadas ao tema.

#Saúde 22/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dra. Rita de Cássia, juntamente com o farmacêutico da CAF, Renan Magalhães, recebendo medicamentos

A Secretária de Saúde, Dra. Rita de Cássia, juntamente com o farmacêutico da CAF, Renan Magalhães, recebendo medicamentos da Programação Pactuada Integrada - PPI, referente a medicamentos de distribuição para a Atenção Básica e Secundária, bem como Saúde da Mulher (contraceptivos), para abastecimento das farmácias das Unidades Básica de Saúde do nosso município.

#Saúde 16/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde, Dra Rita de Cássia, esteve presente na Reunião Ampliada do COSEMS
#Saúde 16/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A leishmaniose visceral é uma doença endêmica no Brasil e, se não tratada o mais rápido possível, pode levar à morte

A leishmaniose visceral é uma doença endêmica no Brasil e, se não tratada o mais rápido possível, pode levar à morte.

Sua transmissão para o ser humano acontece pela picada de fêmeas infectadas do mosquito palha, também conhecido como asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros, a depender da região do país.

#Saúde 14/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE XXXVI Encontro Nacional de Secretários de Saúde

A Dra Rita de Cássia, Secretária de Saúde do nosso município, está presente no XXXVI Encontro Nacional de Secretários de Saúde, que ocorre este ano em Campo Grande/Mato Grosso do Sul. Na ocasião, se encontrou com o Ministro da Saúde, Dr Marcelo Queiroga, o Presidente do CONASEMS, Dr Wilames Freire Bezerra e com a presidente do COSEMS/CE, Dra Sayonara Moura de Oliveira.

#Saúde 01/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Oficina sobre o Prontuário SUAS Eletrônico

As equipes técnicas do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, participou da Oficina sobre o Prontuário SUAS Eletrônico - modalidade online, realizada pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos - SPS, visando o aperfeiçoamento sobre essa ferramenta que auxilia no trabalho técnico dessas equipes, de forma a qualificar o atendimento social, contribuindo para agilidade desses profissionais e facilitando a vida dos usuários atendidos por esses equipamentos.

#Saúde 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Visita do senhor Valdemar Bessa Filho (Mimi) ao Hospital e Maternidade Santa Rita

Nesta última terça-feira (21), recebemos a visita do senhor Valdemar Bessa Filho (Mimi) ao Hospital e Maternidade Santa Rita. O mesmo já fez diversas doações de equipamentos importantes para o funcionamento do sistema de saúde. Junto com o Prefeito Joeni Holanda, a Secretária de Saúde, Dra Rita e demais servidores, foi mostrado às novas alas do hospital que recentemente passou por uma reforma e agora é referente no segmento de conforto, segurança e acima de tudo saúde de qualidade para nossos munícipes.

#Saúde 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Camisinha Feminina, é uma boa escolha? SIM!!!

Camisinha Feminina, é uma boa escolha?

SIM!!! Conheça esses três excelentes motivos para usar a camisinha feminina nas suas relações sexuais!

1 Previne as IST's e o HIV

Ela não só impede a entrada dos espermatozoides, como também, evita a troca de secreções, prevenindo assim a Infecções sexualmente transmissíveis.

2 A mulher não depende do parceiro para se proteger

A camisinha feminina depende somente da escolha da mulher, e pode ser colocada até 8 horas antes da relação.

3 Tem alta eficácia

A sua eficácia, depende do uso correto e em todas as relações sexuais, sendo a referência: 5 em cada 100 mulheres engravidam no primeiro ano de uso.

#Saúde 15/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Blitz educativa alusiva a campanha do Dia 12 de junho

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com os demais órgãos socioassistenciais, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Acessibilidade, realizou na manhã do dia 13 de junho, na praça Menino Deus, uma blitz educativa alusiva a campanha do Dia 12 de junho que é o dia mundial contra o trabalho infantil, na qual integrou a programação das festividades de emancipação política de Alto Santo. A ação tem como objetivo sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir as crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar. O evento também contou com a participação da Secretaria de Educação, dos adolescentes do NUCA, dos estudantes da EMEF Urcesina de Moura Cantídio e do Conselho Tutelar.

#Saúde 13/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Programa Cuidar Melhor

Na manhã de hoje, 10/06, acontece no Auditório do Hospital Regional Vale do Jaguaribe, reunião de indicadores do programa Cuidar Melhor. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde se fez presente através da Secretária Rita de Cássia, a Coordenadora da Atenção Primária Ítala Melo, o Diretor de Epidemiologia Jorge Bandeira, o Coordenador de Regulação Heitor Nogueira e a Coordenadora de Odontologia Helena Jales

#Saúde 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Saúde Bucal: O cuidar na gestação”

No dia 3 de junho aconteceu no Centro de Especialidades Odontológica uma ação: "Saúde Bucal: O cuidar na gestação" onde tivemos avaliação da Saúde Bucal, orientação aos primeiros cuidados da Saúde Bucal do bebê e Técnica de relaxamento.

#Saúde 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Inauguração da UBS do Distrito Castanhão

Na última quinta-feira dia (2) foi inaugurada pelo Prefeito Joeni Holanda, a UBS do Distrito Castanhão. Foi reformada e ampliada para melhor atender os munícipes com dignidade e segurança. Mais um equipamento de saúde entregue na gestão Nosso Município em Boas Mãos!

#Saúde 09/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A UBS - Batoque foi entregue a população na semana passada acompanhe um pouco dessa nova estrutura.
#Saúde 29/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Como parte da programação do mês das Mulheres: A enfermeira - Thamara Diolino fala sobre o câncer do colo de útero.
#Saúde 28/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Projeto “Mães Amigas do Peito”: A enfermeira - Thamara Diolino, uma das idealizadoras do Projeto fala sobre a amamentação e o incentivo a doação de leite materno.
#Saúde 24/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atenção para os telefones dos setores da Saúde de Alto Santo! A secretaria municipal de Saúde está disponibilizando números de telefone para contato e solicitação de serviços.
#Saúde 11/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Programação em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, a Secretaria de Saúde realizou algumas ações especiais

- No dia 09/03 aconteceu um dia especial de atendimento odontológico paras as gestantes, e ---No dia 10/03 foi realizado um mutirão de atendimentos de ultrassom para mulheres. Ao todo foram realizados 90 exames de imagem, com o Dr. Paulo Sergio e o Dr. Aquino. Durante a manhã do dia 10, os médicos e a Secretária de Saúde - Dra. Rita de Cassia, falaram um pouco sobre a importância da saúde da mulher.

-Também no dia 10/03 aconteceu uma ação na UBS sede, que contou com: PREVENÇÃO DE CANCER GINECOLOGICO; TESTE RÁPIDO; GLICEMIA; AFERIÇÃO DE PRESSAO, dentre outros.

#Saúde 08/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EVENTOS E INTEGRAÇÃO SOCIAL A Secretaria de Eventos e Integração Social convida você para assistir a 2º LIVES, do nosso mais novo Projeto *PODINSPIR

A Secretaria de Eventos e Integração Social convida você para assistir a 2º LIVES, do nosso mais novo Projeto *PODINSPIRAR*.

Iremos abordar o assunto: *EU ODEIO ELA, MAS NÃO DEVERIA*.

Na 1º LIVE, convidadas:

Samara Bessa- Assistente Social

Francizete Maia- Diretora da FRJ

Luana Diógenes- Controladora do Município de Alto Santo.

Na 2º LIVE, convidadas:

Mariana Bessa- Psicóloga

Agna Costa- empreendedora

Rosana Maia- Primeira Dama e Secretária do Município de Alto Santo.

.

.

.

.

#podcast #podcasting

#Saúde 08/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Quantitativos de doses da Pfizer infantil Aplicações em crianças de 05 a 11 anos nos dias 02 e 03 de fevereiro.
#Saúde 04/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Atenção População Alto-Santense Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência
#Saúde 25/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Janeiro Branco O objetivo da campanha é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.
#Saúde 25/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura municipal de Alto Santo inicia a vacinação contra covid-19 em crianças. A vacina que as crianças entre 5 e 11 receberão, é a Pfizer pediátrica, a única atualmente autorizada pela Anvisa para esse público.
#Saúde 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Prefeitura municipal de Alto Santo, tem seguido todos os protocolos de prevenção a covid-19.

Em uma ação de combate a disseminação do vírus, foi realizado uma testagem em todos os funcionários. Além dessa medida, os servidores são orientados a respeito de diretrizes como:

- Uso de máscaras;

- Higiene das mãos;

- Limpeza do ambiente de trabalho de acordo com orientações da Vigilância Sanitária;

- Sintomáticos são afastados.

Todas as medidas e cuidados são tomados diariamente, com o intuito de reduzirmos ao máximo a propagação da covid-19 em nosso município.

#Saúde 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atenção população alto-santense! A Secretaria de Saúde, vem por meio deste post, trazer algumas informações sobre a interpretação dos resultados dos testes que estão sendo utilizados no município.
#Saúde 13/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde, tem realizado várias ações de prevenção de arboviroses (dengue, Chikungunya e Zika vírus).

A Prefeitura de Alto Santo, por meio da Secretaria de Saúde, tem realizado várias ações de prevenção de arboviroses (dengue, Chikungunya e Zika vírus).

As ações têm como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a prevenção e controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, reduzir o índice de infestação das doenças, recolher os possíveis depósitos do transmissor e sensibilizá-los para os cuidados adequados com o lixo.

Acompanhem por meio das imagens ação educacional realizada no Castanhão.

#Saúde 12/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE A Dra. Celia Costa - Psiquiatra, vem por meio deste vídeo falar um pouco sobre a Campanha Janeiro Branco.

O objetivo da campanha "Janeiro Branco" é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Também é uma forma de tentar desmistificar os muitos e tabus que envolvem o tema.

O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

A Secretaria de Saúde Municipal, tem realizado várias ações, dentre elas vídeos educativos e orientações, que serão publicados ao longo do mês. Acompanhem

#Saúde 12/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Atenção, a Secretaria de Saúde, convida a população para a CAMPANHA “DIA D - DA FEBRE AMARELA”

Data: 14/01 (sexta-feira)

Locais:

Na UBS Sede - acontecerá de 7h as 12h e de 13h as 17h

Nas UBS Castanhão, Tibolo, Batoque, Baixio Grande e Baixa da Umburana - Acontecerá de 7h as 12h

Público Alvo: pessoas até 59 anos de idade.

Atenção: 1. Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade, ao serem vacinadas com a VFA (vacina contra febre amarela), devem suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação.

2. O intervalo entre a aplicação da Vacina Febre Amarela e da Tríplice Viral/Varicela em menores de 2 anos de idade deverá ser de 30 dias.

3. Apresentar cartão de vacina e do SUS; procure sua Agente de Saúde

#Saúde 06/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre os cuidados para Prevenção e Combate do Mosquito Aedes Aegypti.

Durante esse período, a combinação de chuva e calor formam um ambiente propício ao desenvolvimento do mosquito. Para evitar incidência das arboviroses, a prefeitura aposta na prevenção e conscientização da população.

A Secretaria de Obras tem realizado limpezas em espaços públicos, com foco na retirada de objetos que possam ser possíveis criadouros, como pneus por exemplo. Porem essa é uma ação que tem de ser realizada em conjunto com a população.

Para diminuir os riscos de proliferação do mosquito, a equipe de Endemias solicita aos moradores que mantenham seus quintais limpos, retirando de suas residências todo o lixo que possa acumular água.

#Saúde 04/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Obras realizou trabalho de remoção de possíveis focos do mosquito.

A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Obras, realizou no dia 03/01 uma ação de combate à dengue, zika e chikungunya. A medida consistiu na inspeção e retirada de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. As equipes removeram pneus e outros objetos de oficinas, postos, borracharias, cerâmicas, dentre outros locais. Esse trabalho é de extrema importância, principalmente no período chuvoso, pois o mosquito transmissor se reproduz nos locais que podem acumular água.

Campanhas nesse sentido têm sido realizadas constantemente pelo município, sendo intensificadas nesse período de maior risco. Destacamos que esse trabalho necessita da colaboração de toda a população, que realizem periodicamente a inspeção em seus quintais e fiquem atentos, mantendo sempre bem tampados as caixas, tonéis e barris de água, mantendo as lixeiras sempre bem fechadas, não jogando lixo em terrenos baldios, tendo cuidado ao guardar garrafas de vidro ou plástico, mantendo-as sempre com a boca para baixo.

#Saúde 04/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Alto Santo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de vacinação contra a Covid-19

Para acelerar a ampliação da cobertura vacinal em nosso Município, a Prefeitura de Alto Santo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de vacinação contra a Covid-19, na Praça Menino Deus.

Na ação foram aplicadas de acordo com a necessidade, primeira dose para maiores de 18 anos, segunda dose para pessoas que haviam sido imunizadas a mais de 21 dias e doses de reforço para pessoas imunizadas a mais de 04 meses.

O momento foi um sucesso, alcançando um total de 354 doses. Acompanhem os registros

#Saúde 17/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Inaugurada nesta quinta-feira (16), a Unidade Básica de Saúde da comunidade do Armador.

A Prefeitura de Alto Santo, inaugurou nesta quinta-feira (16), a Unidade Básica de Saúde da comunidade do Armador. A cerimônia de entrega da UBS contou com a presença da Secretária de Saúde - Dra. Rita de Cassia, do Secretário de Desenvolvimento Econômico - Audisio Barbosa e do Assessor - Cristiano França.

A conclusão e a liberação dessa obra, foram uma das prioridades do atual Prefeito - Joeni Holanda, que se empenhou em fazer com que as pessoas da comunidade pudessem finalmente desfrutar dessa unidade que a muito tempo estava parada. A UBS prestará atendimento nas especialidades clínica, ginecológica, odontológica, dentre várias outras. Proporcionando qualidade de vida a toda a população da região.

#Saúde 15/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA Se liga no comunicado a seguir.
#Saúde 12/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda (20/12) uma ação de testagem em massa para covid-19.

A Prefeitura Municipal de Alto Santo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda (20/12) uma ação de testagem em massa para covid-19. Profissionais da saúde ficaram em um stand montado na praça Menino Deus, onde realizaram testes swab de forma inteiramente gratuita e segura. As pessoas que realizaram os testes já saíram com os resultados em mãos.

A testagem é uma ferramenta eficaz no combate à Covid-19

#Saúde 02/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura de Alto Santo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de várias Próteses dentarias. A ação dem como finalidade aumentar a qualidade de vida, a saúde e a autoestima dos beneficiados. Acompanhem nas imagens.
#Saúde 01/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE O Ministério da Saúde, tem realizado uma série de recomendações para prevenção e contenção do vírus da Covid-19 Sobre esta exigência o Coordenador de Vigilância Sanitária - Francisco José e o Diretor de Vigilância em Saúde e Epidemiologia - Jorge Bandeira, realizam algumas orientações.
#Saúde 06/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria Municipal de Saúde agradece a todos os alto-santenses que contribuiram na doação de sangue.

A Secretaria Municipal de Saúde vem agradecer a todos os alto-santenses que em ato de solidariedade fizeram suas contribuições sociais através da doação de sangue. O nosso muito obrigada!

#Saúde 06/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE CAPACITAÇÃO VIRTUAL PARA OS AGENTES DE ENDEMIAS

Reconhecendo a importância do trabalho dos Agentes de Combate às Endemias no cotidiano das equipes de saúde, A Secretaria Municipal de saúde em parceria com a coordenação da superintendência de Limoeiro de Norte realizaram uma capacitação virtual para os agentes de endemias.

Essa capacitação é uma atualização de seus conhecimentos com intuito de melhorar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado por essas equipes.

#Saúde 29/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Escalas de atendimento do CEO

Atenção População Alto-Santense, para informações sobre as escalas de atendimento do CEO. ?

Lembramos que todos os atendimentos, são realizados por meio de agendamento.?

?

#Saúde 18/02/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Blitz educativa

Na manhã do dia 17/02/21, As Equipes do Nasf, Vigilância Sanitária e Endemias, realizaram uma Ação Educativa no calçadão da Lagoa do Zé Alves, A Ação se deu em forma de uma Blitz, para orientar nossa população, sobre as medidas de segurança e proteção que são necessárias para prevenção da COVID-19 e Dengue, ambas enfermidades virais, disseminadas, que podem levar ao óbito. A ocasião foi um momento de informação, em que todos foram orientados sobres as regras sanitárias vigentes. Também foram distribuídas água para hidratação dos usuários e kits contendo máscaras e álcool em gel.

#Saúde 16/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Abastecimento de medicações para as farmácias das Unidades Básicas de Saúde - UBS

Informamos à população de Alto Santo que no dia 15 de Janeiro 2021 tivemos o primeiro abastecimento de medicações para as farmácias das Unidades Básicas de Saúde - UBS. Os mesmos, estão centralizados na CAF (Central de abastecimento farmacêutico) em nossa Secretaria de Saúde, da onde será feito a logística de distribuição para as UBS. Vale destacar que alguns medicamentos para o atendimento emergencial no hospital municipal já haviam sido adquiridos logo nos primeiros dias da gestão.

#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 06/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D de Vacinação Contra Gripe. O Governo Municpal com a prefeita Iris Gadelha junto a Secretaria de Saúde participa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe.
#Saúde 22/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE NASF realizou uma oficina com o tema Páscoa. O Governo Municipal com a Prefeita Iris gadelha, muito está fazendo e mudando pra melhor a vida de nossa gente, na saúde temos grandiosos trabalhos com a equipe Nasf que está sempre atuante buscando o melhor.
#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.
#Saúde 07/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de doação de sangue em Alto Santo. Hemoce e Governo Municipal realizaram a campanha de doação de sangue em Alto Santo.
O Governo Municipal de Alto Santo realizou, nesta segunda feira, dia 07 de novembro a campanha de doação de sangue. A coleta de sangue foi realizada pela equipe do Hemoce na Secretaria Municipal de Educação. E contou com o apoio de Agentes de Saúde, Técnicos da Secretária de Saúde e funcionários municipais.

Apoio: Governo Municipal de Alto Santo.
Prefeita Iris Gadelha Costa.
#Saúde 27/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE O municipio de Alto Santo, iniciou o serviço de Ultrassonografia. Nos dias 27 e 28 de Outubro foram realizadas 44 ultrassonografias em gestantes.
#Saúde 26/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza caminhada educativa em alusão a campanha Outubro Rosa. O Governo Municipal de Alto Santo, na pessoa da prefeita Iris Gadêlha Costa, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município e demais secretarias, realizaram mais uma ação em alusão ao Outubro Rosa. Uma caminhada Educativa, munida de informações sobre o câncer de mama, aconteceu na avenida principal do município. Com o objetivo de promover o conhecimento e levar informações a toda população, a prefeita Iris Gadêlha Costa estimula ações como essa que informam e alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O futuro já começou!
www.altosanto.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 11:52:39